29 de mar. de 2013

Candidatura da fortaleça de Valença à Unesco

Estas férias, temos a oportunidade de visitar o norte de Portugal, apenas a uma hora de autocarro de Ourense. Pequenas cidades como Chaves têm monumentos como a Torre de Menagem e até spas ou balneários. Em Melgaço também pode desfrutar de uma visita à Torre do castelo e dos jardins que a rodeiam. O antigo castelo de Montalegre, próximo a um  singular cemitério, é outra opção, como os passeios pela herança militar de Monção ou Valença do Minho.

Esta última cidade é das mais conhecidas pelos galegos, mas seguro que muitos não sabem da importáncia que tem este lugar irmão e da sua candidatura á Unesco. Esta candidatura da Fortaleza de Valença a Património de Interesse Cultural para a Humanidade está prevista há vários anos e chegou a ser anunciada no âmbito de um projeto em conjunto com o centro histórico de Tui, na Galiza, e mais tarde enquadrada com outras estruturas do género em Portugal.

No entanto, face ao atraso que se verificaram nestes processos, a autarquia decidiu em 2011 avançar sozinha com o processo de candidatura, até porque aquele monumento "está bastante estudado", o que "facilitou a tarefa" do município.

A ponte rodoferroviária sobre o rio Minho, que liga a Tui, na Galiza, também será integrada na candidatura, por ocasião do 125.º aniversário, assinalado no ano passado.

Classificada como Monumento Nacional, a Fortaleza de Valença assume particular importância pela dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e história, tendo sido, ao longo dos seus cerca de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.

Durante séculos de melhoramentos e alterações à estrutura, desempenhou papel preponderante na defesa dos ataques de Espanha e chegou a receber cerca de 3500 homens, em dois regimentos do Exército.
Segundo números revelados pela autarquia, a Fortaleza de Valença é visitada nos meses de verão por uma média diária de dez mil pessoas.

A presença militar só terminou em 1927, com a saída do último batalhão do Exército.

(Jornal de Notícias)
Ver Norte de Portugal en un mapa más grande

Ningún comentario:

Publicar un comentario

Nota: só un membro deste blog pode publicar comentarios.